21 de julho de 2011

Cinco excelentes filmes de guerra


A classificação dos filmes em gêneros serve para orientar o espectador em sua busca do que assistir, mas não deve, de modo algum, limitar as obras, enclausurando-as em compartimentos isolados e intransponíveis. Não gosto muito desses rótulos, mas confesso que eles são úteis em algumas situações, como na elaboração de uma lista como esta. Alguns gêneros indicam o formato ou técnica de produção do filme (documentário, animação, etc.), outros evidenciam o teor do enredo (drama, comédia, etc.). Há também aqueles que refletem, simplesmente, o tema do filme, isto é, aquilo de que ele trata. É o caso dos chamados "filmes de guerra". Esse tipo possui fãs cativos, e grande parte deles apreciam o estilo porque adoram ver muita ação, explosões, sangue e o triunfo de um exército do bem contra os soldados do mal.

Não faço parte desse grupo. Pelo que podemos perceber ao longo da história da humanidade, não existem exércitos totalmente do bem. Guerras são acontecimentos bárbaros, repletos de interesses secretos e questionáveis de grupos que desejam manter ou ampliar seus domínios, e que, para tal, promovem o massacre de seres humanos tão inocentes quanto aqueles que são induzidos a exterminá-los. Ainda há mais guerras que o tolerável para sociedades que se dizem civilizadas.

"Mas alguns conflitos são necessários", dirão alguns, "ao menos para conter ameaças como Hitler ou Bin Laden". Posso concordar em parte, desde que não nos esqueçamos de que tais ameaças não surgem do nada, mas das próprias disputas injustificadas que dominam as relações entre os povos, em nome do interesse de poucos, que nunca sujam as próprias mãos e mantêm uma distância segura de qualquer risco.

A
qui estão filmes que expõem os fatos que são tão comuns em guerras. Há tiros e sangue, triunfo e sofrimento. Mas eles vão um pouco além e questionam a brutalidade e a necessidade de conflitos tão desumanos.


5.
Sem Novidade no Front (ou Nada de Novo no Front)
(all quiet on the western front - EUA, 1930)
Direção: Lewis Milestone
Roteiro: Erich Maria Remarque (peça - im westen nichts neues), Maxwell Anderson (adaptação), George Abbott (roteiro), Del Andrews (adaptação)

4.
Leões e Cordeiros
(lions for lambs - EUA, 2007)
Direção: Robert Redford
Roteiro: Matthew Michael Carnahan

3.
Valsa com Bashir
(valse avec bachir - Alemanha, França e Israel, 2008)
Direção: Ari Folman
Roteiro: Ari Folman

2.
Nascido para Matar
(full metal jacket - EUA, 1987)
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick (roteiro), Gustav Hasford (roteiro e romance - the short timers), Michael Herr (roteiro)

1.
Apocalypse Now
(apocalypse now - EUA, 1979)
Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: John Milius (roteiro), Francis Ford Coppola (roteiro), Joseph Conrad (romance - hearth of darkness), Michael Herr (narração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário